segunda-feira, 27 de março de 2023

Dona Joanita é Homenageada Com um Nome de Rua em Barra de São Miguel-PB



Foi na manhã da última sexta-feira que o vereador Tota da caçamba levou um projeto de lei para câmara de vereadores nomeando uma rua com o nome de Dona Joanita na cidade de Barra de São Miguel. Ela que é mãe do atual secretário de Cultura e ex-vereador do município Bartô Pinto. 

Hoje dia 27 faz 11 anos que a senhora partiu e deixou muitas saudades minha mãe, mas também deixou sua marca nessa terra, marca de MULHER DE FIBRA.


Nesse dia em que celebramos sua Páscoa em nome da família queria agradecer ao Vereador Tota da caçamba pela propositura que leva o o nome de Joana Pinto de Lima em uma rua de nossa cidade, também agradeço a todos os vereadores que por unanimidade aprovaram o Projeto de lei. O nosso muito obrigado!


*Biografia de Joanita*


Joana Pinto de Lima nasceu no dia 23/06/1952 no Mulungú zona rural de Barra de São Miguel -PB, filha de José Antônio de Lima mais conhecido como (Zé Preto) e Cecília Francisca da Conceição. 

Aos 16 anos Joanita como era conhecida veio trabalhar em um plantio de tomate do Sr Miguel Costa, passou pouco tempo trabalhando para seu Miguel e foi trabalhar e morar na casa do Sr Pedro Pinto no sítio São Francisco, na época o Sr Pedro era prefeito do município, o mesmo queria que estivesse alguém para recepcionar as pessoas pois na ocasião a movimentação era grande de aliados políticos e cidadãos.

Depois vieram morar todos na cidade, então Joanita trabalhava com muitas amigas como Dona Marta de Amaro de Jota, Fátima de Otacílio, Cuta da Cachoeira dentre outras. Também contava com o apoio de Tota, Bebeto,Zé Pote, Cassimiro, e demais amigos que ali também moravam. 

A marca de Joanita foi o seu jeito de ser, humilde e caridosa, onde saciou a fome de muitos que passaram por lá, sempre gostava de ajudar o próximo, pois a criação dos pais o ensinou a isso. Mulher de fé, sempre frequentava a igreja com a Sra Maria da Paz primeira Dama na época, aprendeu a rezar o terço, participava de missas e celebrações e de vários movimentos católicos, como a Legião de Maria, mesmo doente a ela ia porque a sua fé era maior.

Joanita recebeu vários líderes políticos do estado como o ex-governadores Zé Maranhão, Wilson Braga e Ronaldo Cunha Lima como também vários deputados que por ali era recepcionado por ela.

Com 40 anos de idade ficou grávida e nasceu em outubro de 1992 o Sr Bartolomeu Pinto, em 2012 ela participou da primeira festa de São José no mulungu onde era a primeira madrinha da bandeira das festividades que se iniciava nesse mesmo ano, onde ela mesmo ofereceu a doação de um terreno para construção da capela onde atualmente está construída.

Após o coração valente passar por onze paradas cardíacas não resistiu e veio a óbito as 16:30 do dia 27 de março de 2012. 

Joanita cumpriu sua missão mas deixou um grande legado, as vezes vista nos bastidores mas quem conheceu sabe a tamanha grandeza de mulher que ela era e até hoje é lembrada.


Blog do Sena Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Presidente Biu Truta da Câmara Municipal de Barra de São Miguel Comanda mais uma Sessão Ordinária

Amanhã desta sexta-feira está sendo realizada a reunião ordinária na Câmara Municipal em Barra de São Miguel. O presidente Biu Truta da  iní...